terça-feira, 5 de março de 2013

Papa pede Demissão



Ex-papa: o homem que deixou de ser santo.

Devido ao tamanho da mina ignorância, que normalmente eu subestimo para o meu próprio bem estar, eu nem sequer sabia que isso de Papa poder renunciar existia. Não senhor. Existe? Para a minha inculta e não muito católica pessoa, o Papa era eleito para todo o sempre, tal amor de conto de fadas e casamento celebrado sob teto católico, para sair de cena apenas com a morte. Não é para ser assim? Sacrifício desumano para um homem idoso? E alguém em algum dia nesta vida achou que a Santa Igreja Católica tivesse um toque de humanidade que fosse? E não há tantos, com tão pouco e de todas as idades a sacrificar-se todos os dias? Afinal, não é assim que as coisas da igreja são quando nos casamos com ela: até que a morte nos separe, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, e blá...blá...blá; mesmo que a convivência da família já esteja para lá de deteriorada?
A verdade é que me assustou a tal renúncia como se ela fosse algo inconcebível, quase um pecado fatal. Como ele pôde simplesmente renunciar? Onde está a santidade deste homem que neste momento se mostra mais humano do que grande parte de nós? Bem, por um lado agrada-me em demasia vê-lo assim tão humano, pois, assim quiçá os crentes poderão ter a medida certa de que são apenas homens aqueles que os têm ditado regras e que os dizem como devem pensar por quase dois mil anos. E agora, para meu espanto, o senhor Joseph Ratzinger ainda cumprirá uma espécie de aviso prévio até o final do mês no comando desta instituição que tem tentado, tal como qualquer superpotência imperialista, governar o Universo que nos rodeia e nos permeia. E entre o trágico e cômico, já posso vê-lo a colocar em caixas de papelão seus pertences pessoais, a retirar as fotos da família de sobre a mesa e a receber os abraços solidários antes de fechar a porta do escritório.
Claro é que por conta do livre arbítrio, como deveria ser a qualquer filho de Deus, o senhor Ratzinger tem o direito e o dever de fazer o que quiser de sua vida, pois a ele e a mais ninguém ela pertence. Entretanto, mesmo para mim, que sou filha de mãe católica nada fervorosa e muito democrática e de pai que se diz ateu, apesar de chamar-se Jesus, causa certo incômodo tal notícia. Um incômodo meio burro, é certo, que nos faz sentirmo-nos seguros quando o Mundo caminha como sempre caminhou e quando o que está pré-estabelecido como uma verdade única continua a valer pelo simples fato de assim dever ser. Desta maneira nos sentimos a salvo, e hoje o ex-Papa quebrou a tal segurança e nos fez pensar. Imagino que deva haver católicos cegos em profunda depressão agora, e que esta seja uma excelente hora para eles abrirem os olhos e ver o mundo como ele realmente é pelo menos por uma vez.
Talvez, a renúncia deste senhor sirva para repensarmos a igreja. Não me refiro à instituição, mas sim a fé sobre a qual ela foi erguida e que deveria pregar o amor e a compreensão acima de qualquer coisa. E isso sim, isso eu gostaria muito de ver: uma igreja muito mais humana e, por isso mesmo, muito mais divina que, democrática e carinhosa, acolhesse a todos como iguais sem a intenção de governar nossas mentes e corações. Quem sabe um dia? Por hoje, no final das contas, agrada-me o fato de pela primeira vez na vida eu ter visto um homem santo proclamar-se, unicamente, um homem. Seja lá por doença, por jogos políticos ou pelo que quer que seja, hoje, ao deixar de ser Bento XVI, o senhor Joseph fez o que de melhor ele podia fazer para a fé de todos nós: ele mostrou-se homem como qualquer um. Pois crer no homem, mais do que em santos, é o que precisamos nós por estes dias.

Maristela Paroli


Obs: Este texto foi escrito por minha coordenadora, a quem admiro pela facilidade que tem em brincar com as palavras de forma tão graciosa.
Espero que gostem tanto quanto eu.
Uma boa semana, cheia de fé.
Alê Pagliuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário