terça-feira, 5 de março de 2013

Papa pede Demissão



Ex-papa: o homem que deixou de ser santo.

Devido ao tamanho da mina ignorância, que normalmente eu subestimo para o meu próprio bem estar, eu nem sequer sabia que isso de Papa poder renunciar existia. Não senhor. Existe? Para a minha inculta e não muito católica pessoa, o Papa era eleito para todo o sempre, tal amor de conto de fadas e casamento celebrado sob teto católico, para sair de cena apenas com a morte. Não é para ser assim? Sacrifício desumano para um homem idoso? E alguém em algum dia nesta vida achou que a Santa Igreja Católica tivesse um toque de humanidade que fosse? E não há tantos, com tão pouco e de todas as idades a sacrificar-se todos os dias? Afinal, não é assim que as coisas da igreja são quando nos casamos com ela: até que a morte nos separe, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, e blá...blá...blá; mesmo que a convivência da família já esteja para lá de deteriorada?
A verdade é que me assustou a tal renúncia como se ela fosse algo inconcebível, quase um pecado fatal. Como ele pôde simplesmente renunciar? Onde está a santidade deste homem que neste momento se mostra mais humano do que grande parte de nós? Bem, por um lado agrada-me em demasia vê-lo assim tão humano, pois, assim quiçá os crentes poderão ter a medida certa de que são apenas homens aqueles que os têm ditado regras e que os dizem como devem pensar por quase dois mil anos. E agora, para meu espanto, o senhor Joseph Ratzinger ainda cumprirá uma espécie de aviso prévio até o final do mês no comando desta instituição que tem tentado, tal como qualquer superpotência imperialista, governar o Universo que nos rodeia e nos permeia. E entre o trágico e cômico, já posso vê-lo a colocar em caixas de papelão seus pertences pessoais, a retirar as fotos da família de sobre a mesa e a receber os abraços solidários antes de fechar a porta do escritório.
Claro é que por conta do livre arbítrio, como deveria ser a qualquer filho de Deus, o senhor Ratzinger tem o direito e o dever de fazer o que quiser de sua vida, pois a ele e a mais ninguém ela pertence. Entretanto, mesmo para mim, que sou filha de mãe católica nada fervorosa e muito democrática e de pai que se diz ateu, apesar de chamar-se Jesus, causa certo incômodo tal notícia. Um incômodo meio burro, é certo, que nos faz sentirmo-nos seguros quando o Mundo caminha como sempre caminhou e quando o que está pré-estabelecido como uma verdade única continua a valer pelo simples fato de assim dever ser. Desta maneira nos sentimos a salvo, e hoje o ex-Papa quebrou a tal segurança e nos fez pensar. Imagino que deva haver católicos cegos em profunda depressão agora, e que esta seja uma excelente hora para eles abrirem os olhos e ver o mundo como ele realmente é pelo menos por uma vez.
Talvez, a renúncia deste senhor sirva para repensarmos a igreja. Não me refiro à instituição, mas sim a fé sobre a qual ela foi erguida e que deveria pregar o amor e a compreensão acima de qualquer coisa. E isso sim, isso eu gostaria muito de ver: uma igreja muito mais humana e, por isso mesmo, muito mais divina que, democrática e carinhosa, acolhesse a todos como iguais sem a intenção de governar nossas mentes e corações. Quem sabe um dia? Por hoje, no final das contas, agrada-me o fato de pela primeira vez na vida eu ter visto um homem santo proclamar-se, unicamente, um homem. Seja lá por doença, por jogos políticos ou pelo que quer que seja, hoje, ao deixar de ser Bento XVI, o senhor Joseph fez o que de melhor ele podia fazer para a fé de todos nós: ele mostrou-se homem como qualquer um. Pois crer no homem, mais do que em santos, é o que precisamos nós por estes dias.

Maristela Paroli


Obs: Este texto foi escrito por minha coordenadora, a quem admiro pela facilidade que tem em brincar com as palavras de forma tão graciosa.
Espero que gostem tanto quanto eu.
Uma boa semana, cheia de fé.
Alê Pagliuca

TÔ IDOSO


TÔ IDOSO! 

Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim, e menos crítico de mim mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo. .. Eu não me censuro por comer biscoito extra, ou por não fazer a minha cama, ou para a compra de algo bobo que eu não precisava, como uma escultura de cimento, mas que parece tão “avant garde” no meu pátio. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante.
 
Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.
 

Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogar no computador até as quatro horas e dormir até meio-dia? Eu Dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 &70, e se eu, ao mesmo tempo, desejo chorar por um amor perdido ... Eu vou.
Vou andar na praia em um calção excessivamente largo sobre um corpo decadente, e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros no jet set.
 
Eles, também, vão envelhecer.
 
Eu sei que às vezes esqueço algumas coisas. Mas há mais algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes.
 
Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não pode quebrar seu coração quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.
Eu sou tão abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.
Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata.
 
Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais.
 
Eu ganhei o direito de estar errado.
Assim, para responder sua pergunta, eu gosto de ser idoso. 

A idade me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu ainda estou aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E eu vou comer sobremesa todos os dias (se me apetecer). 
Que nossa amizade nunca se separe porque é direto do coração!




Ausência



Desde o último post, claro que muita coisa aconteceu...



Minha filhota Rafaela, namorando o Isaac...
Significa o crescimento, amadurecimento... e minha "baby" cada vez menos baby...
Linda filha: Eu Te Amo!



DA IMPORTÂNCIA DE DIZER EU TE AMO

 Como é importante dizermos essas três palavrinhas. O significado tem o poder de transformar coisas ruins em coisas maravilhosas. Quando um filho enlaça com seus bracinhos e diz ao pai ou à mãe eu te amo, transcorre um feixe de luzes em volta dos dois, construindo e fortalecendo os liames que os une, de forma a consolidar aqueles laços de afetividade, de amor, de querer bem. Como é bonito viver esses momentos!!

Estou acostumado a ouvir Pacientes que sofrem demasiadamente e relatam a sua dor
por um ente querido não manifestar seu apreço, seu carinho, sua estima, seja sua esposa, marido, filho, filha, nora, neta e por aí vai.

Engraçado o ser humano. As coisas evoluem, as descobertas do homem moderno com sua tecnologia de ponta, os laboratórios com suas pesquisas nos apresentando remédios fantásticos, a tecnologia com a velocidade da informação onde em tempos recentes nem 
havíamos condições de imaginar. E o ser humano, ainda hoje, fazendo uso de suas queixas habituais. 
Um Pai, uma Mãe, defronte ao terapeuta, falando de forma triste, sentida, que trocaria muitas coisas, gratas e importantes, por um gesto de carinho de um ente querido. Meu Deus! Com toda a evolução acima citada, e o que ainda está por vir nos próximos anos, o ser humano pouco sabe lidar consigo mesmo. Não é verdade?

Quantos e quantos se vêm nesta situação, de ter o que querem, porém, o que gostariam mesmo de ter, pouco ou nada têm. O carinho, o afeto, o reconhecimento e a gratidão poucos realmente vivenciam. Uns privilegiados, com certeza.

Mas, gente! Vamos ser honestos e sinceros. Pouco se faz para que isso aconteça. Aí vem a pergunta, por que? Porque somos duros, turrões, envergonhados, sem jeito, preconceituosos... de darmos um abraço cheio, gostoso, aquele abraço integral, maravilhoso, que nos transporta a sensações de esplendor de amor. Amor por todos os lados e poros. Beijar a quem amamos, às vezes, é algo intransponível aos nossos preceitos, preconceitos, formação, vergonha... por isso sofremos. E, diante do terapeuta, envergonhados de não sabermos e/ou não conseguirmos fazer, contamos nosso sofrimento interior por não ouvirmos essas três palavrinhas: eu te amo!!!

Não é fácil!!! Porém, nada intransponível. Uma Paciente, com extremo retardo físico, olha sempre para seus pais - adotivos - e os abraça, feliz, muito feliz, irradiando amor por todos os lados, e emite seus sons de alegria, carinho, candura e querer bem. Ela assim se manifesta quando quer expressar seu sentimento de amor e reconhecimento. Que felicidade nessa família, apesar da provação muito forte!

A experiência do amor fraternal nos faz mais dóceis, mais pacientes, calmos e tranquilos. Faz-nos estar bem conosco mesmo e dilata e expande nossos valores morais, como a capacidade de amar, a capacidade de perdoar, inclusive a nós mesmos, a capacidade de tolerar, de sublimar e por aí vai.

Vamos exercitar essas três palavrinhas iniciando conosco mesmo. Quem não consegue se amar integralmente, precisa rever o que não se perdoou ainda. 
Busque, analise e reflita, para então, se perdoar de suas faltas, das coisas que deixou de fazer, do que fez de forma errada e bola para frente, pois nunca é tarde para dizer verdadeiramente aos seus pares, estes queridos, as três palavrinhas: eu te amo!!!



Coloquei um catéter para tomar melhor a medicação.
E realmente, melhorou muito!


Dr. Paulo Niemeyer Filho - Neurocirurgião.Recentemente, devolveu ao Maestro João Carlos Martins os movimentos no braço e mão esquerda através de cirurgia no cérebro, uma experiência inédita e magnifica.Relembra-nos dos cuidados que devemos ter para manter uma mente sã.



Parte da entrevista da revista PODER ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, abaixo,quando lhe foi perguntado:



PODER: O que fazer para melhorar o cérebro ?Resposta: Vc. tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a auto estima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a auto estima no ponto.

PODER: Cabeça tem a ver com alma?

PN: Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.


PODER: Você acha que a vida moderna atrapalha?

PN: Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.

PODER: Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro? 

PN: Todo exagero.
Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância,etc.
O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra.
É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.

PODER: Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?

PN: Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédi o que vai matar aquela célula doente que te faz infeliz. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.

PODER: Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer?

PN: Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente, com saúde e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.

PODER: Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?

PN: O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos n ão saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.

Você acredita em Deus?

PN: Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vamos até a família e dizemos:
“Ele está salvo".
Aí, a família olha pra você e diz: 
“Graças a Deus!".

Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais, independente de religião.


Bem... de lá para cá...


Churrasco com Amigos da ESPM


Casamento: Andréa (filha da Crau) e Rodrigo



Show do "Roupa Nova" 


Tragédia numa balada em Santa Maria...



Almoço com amigas Especiais...


Carnaval 2013 ...

Guarujá fevereiro 2013


Depois de um lindo e agradável dia, fazendo churrasco com o pessoal da Marabraz, fomos passear pelo centro do Guarujá, em Pitangueiras... Um "pivete" roubou o meu celular das mãos da Bárbara... Que raiva!
Claro que existem e que poderia ter sido pior... Mas, alguém que leva algo seu "material" mas, que vc usa e gosta... dá muita raiva! Enfim...

Agora é olhar para frente e esperar o que vem por aí... Por exemplo, o resultado dos meus exames que vou saber na próxima 6a. feira, 08/03/2013.
Estou confiante!
Sempre me sentido bem e sempre acreditando!