quarta-feira, 25 de abril de 2012

Xeloda - parte 3

Minhas mãos estão um horror... descamando, escuras, manchadas...
Meus pés tbm...
Fora isso... Tranquilo...
Como já disse: "tirando o que está ruim, o resto está ótimo"
Falta uma semana para acabar este ciclo e então fazer novos exames já marcados para dia 7/5.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PRECISAMOS TER AMANTES!!!


PRECISAMOS TER AMANTES!!!
Psicodramatista, escritor argentino e Gestalt-terapeuta nascido em Buenos Aires em 1949 em uma família modesta no bairro da Floresta, ele se formou como médico em 1973 na Universidade de Buenos Aires, especializado em doenças mentais no serviço de ligação do hospital Pirovano, de Buenos Aires e da clínica Santa Mônica. É psicoterapeuta de casais e adultos e atualmente, seu trabalho como ajuda profissional, como ele define, é dividido entre as suas conferências de ensino terapêutico, que emite vários anos viajando pelo mundo, e da divulgação de seus livros em ferramentas terapêuticas do autor.


Amante é "alguém!" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e nos afasta do triste destino de "ir levando"!..
Quem é o seu amante?
(Jorge Bucay – Psicólogo)
Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um.
Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.
Geralmente, são essas últimas que vêm ao meu consultório, para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.
Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver
e que não sabem como ocupar seu tempo livre.
Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: “Depressão”, além da inevitável receita do antidepressivo do momento.
Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum antidepressivo; digo-lhes que precisam de umAMANTE!!!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.
Há as que pensam:
“Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas”?!
Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam mais.
Para aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:

AMANTE é aquilo que nos apaixona; é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono; é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso “AMANTE ” é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta.
É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso ”AMANTE” emnosso parceiro.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto…
Enfim, é “alguém” ou “algo” que nos faz“namorar a vida” e nos afasta do triste destino de ir levando.
E o que é “ir levando”?

Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.

Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje,  fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contente com “ir levando”…Seja também um amante e um protagonistaDA SUA VIDA!

Acredite:
O trágico não é morrer; afinal a Morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém.
O trágico é desistir de viver…
Por isso, e sem mais delongas, procure algo para amar…
A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental:
PARA  ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA.

domingo, 15 de abril de 2012

Da Gente Que Eu Gosto





Eu gosto de gente que vibra, que não tem de ser empurrada, que não tem de dizer que faça as coisas, mas que sabe o que tem que fazer e que faz. A gente que cultiva seus sonhos até que esses sonhos se apoderam de sua própria realidade.

Eu gosto de gente com capacidade para assumir as conseqüências de suas ações, de gente que arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, que se permite, abandona os conselhos sensatos deixando as soluções nas mãos de Deus.

Eu gosto de gente que é justa com sua gente e consigo mesma, da gente que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, que vive cada hora com bom animo dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, de poder distribuir sorrisos, de oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca.

Eu gosto da gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me lastimar ou me ferir. Da gente que tem tato. Gosto da gente que possui sentido de justiça. A estes chamo de meus amigos.

Eu gosto da gente que sabe a importância da alegria e a pratica. Da gente que por meio de piadas nos ensina a conceber a vida com humor. Da gente que nunca deixa de ser animada.

Eu gosto de gente sincera e franca, capaz de se opor com argumentos razoáveis a qualquer decisão.
Gosto de gente fiel e persistente, que no descansa quando se trata de alcançar objetivos e idéias. 

Eu gosto da gente de critério, a que não se envergonha em reconhecer que se equivocou ou que não sabe algo. De gente que, ao aceitar seus erros, se esforça genuinamente por não voltar a cometê-los. De gente que luta contra adversidades. Gosto de gente que busca soluções.

Eu gosto da gente que pensa e medita internamente. De gente que valoriza seus semelhantes, não por um estereotipo social, nem como se apresentam. De gente que não julga, nem deixa que outros julguem. Gosta de gente que tem personalidade.

Eu gosto da gente que é capaz de entender que o maior erro do ser humano é tentar arrancar da cabeça aquilo que não sai do coração. 

A sensibilidade, a coragem, a solidariedade, a bondade, o respeito, a tranqüilidade, os valores, a alegria, a humildade, a fé, a felicidade, o tato, a confiança, a esperança, o agradecimento, a sabedoria, os sonhos, o arrependimento, e o amor para com os demais e consigo próprio são coisas fundamentais para se chamar GENTE.

Com gente como essa, me comprometo, para o que seja, pelo resto de minha vida... já que, por tê-los junto de mim, me dou por bem retribuído.

Impossível ganhar sem saber perder. 
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber reviver.

A glória não consiste em não cair nunca, mas em levantar-se todas as vezes que seja necessário.
E Isso É Algo Que Muito Pouca Gente Tem O Privilegio De Poder Experimentar.
Bem aventurados aqueles que já conseguiram receber com a mesma naturalidade o ganhar e o perder, o acerto e o erro, o triunfo e a derrota... 

Mário Benedetti

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Mundo é de quem se Atreve

É exatamente assim que tento levar a vida, olhando o lado bom das coisas. Sim, porque tudo tem um lado positivo, até a morte e a doença te ensinam algo bom que só com o tempo é que se consegue entender (ou não).
Esse texto mostra como podemos transformar um momento, supostamente triste, em algo feliz. Cabe a nós essa escolha.
Boa semana!
 Ale
Dona "Maria Jiló" é uma senhora de 92 anos,  miúda, e
tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está
toda  vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.

E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra  solução.

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio  dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em  direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho,  inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.

Ela me  interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um  filhote de cachorrinho.

- Ah, eu adoro essas cortinas...
-  Dona "Maria Jiló", a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um  pouco...
- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por  princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não  depende de  como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo  minha expectativa.

E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão  que tomo todo dia quando acordo.

Sabe, eu  posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho  em certas partes do meu corpo que não funcionam bem..
Ou posso  levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.  

- Simples assim?
- Nem tanto; isto é para quem tem  autocontrole e todos podem aprender,  e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos afora, mas é  bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em  conseqüência, os sentimentos.

Calmamente ela continuou:

-  Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar  o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta  época da vida.  A velhice é como uma conta bancária: você só retira  aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte  de alegrias e felicidade na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada  por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda  continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida,  sábio é quem a simplifica. 


O mundo é de quem se atreve!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Desconheço o autor mas, adorei o texto e compartilho...



Se eu tivesse que te dizer apenas uma coisa nesta vida seria: viva generosamente.
Não espere ter grana ou tempo sobrando para doar, doe-se a si mesmo.
Dê mais de vc. Do seu sorriso, seu colo, sua paciência. Doe sua atenção.
Adoce a vida de alguém hoje. Não apenas com chocolate, mas com beijinhos e gentilezas.
Abrace. Abra generosamente os braços e abrace pessoas e oportunidades.
Estenda sua mão, para levantar alguém, para oferecer apoio ou simplesmente para afagar.
Afague-se também. Não seja exigente consigo mesmo. Seja mais condescendente com suas fraquezas. Quem disse que a força reside em não tê-las?
Engana-se. Forte é quem segue apesar delas. Comemore! As mínimas coisas e todas as outras.
Batalhe, persevere, lute com unhas e dentes, mas não esqueça de que melhor do que ultrapassar a linha de chegada é ter com quem comemorar a vitória!
Por fim e em todo o percurso…AME, sem pudores e sem reservas…porque no final mesmo, que ninguém sabe quando será, vai ser o que terá valido a pena!

Somos o que Atraímos - Chico Xavier

SENTIR - Olavo de Carvalho

XELODA - 2o. ciclo



Meu exame de sangue foi positivo.
O fígado está trabalhando bem, apesar dos nódulos.
Dia 27/03/12 voltei a tomar o Xeloda... 2 dias depois apareceram as bolhas nos pés... até então pequenas...
As mãos começaram a formigar e dão uma sensação de inchaço.
Nada disso porém, impediu que fosse para Comandatuba - BA, com o Beto e participássemos do MNB 2012 (Marketing Network Brasil) e revíssemos pessoas queridas e conhecêssemos outras pessoas e nos divertíssemos muito. Além de respirar o ar puro da Bahia e curtir um visual maravilhoso.
As bolhas dos pés aumentaram (de tamanho) consideravelmente e os pés ultra sensíveis e doloridos, as mãos, mais manchadas, escuras e sensíveis.
A viagem foi deliciosa apesar desses "sintomas" muito desagradáveis.
Após 4 dias de muita mordomia, diversão, conhecimento e aprendizado, voltamos para casa e rotina...
Falei com o médico que sugeriu uma pausa na medicação para me recuperar... tá difícil... mas, continuo andando!

SPA - Comandatuba - Bahia